Strogonoff de Carne é uma receita que faço super pouco. Pois é... quem viu a "minha" receita de Strogonoff de Frango sabe que é o meu queridinho, mas queria mudar um pouco, então inovei - sim, sei que o mundo inteiro come strogonoff de carne, mas se é novo pra você é inovação 😎.
Pra variar fui lá no @panelinha pegar a receita (https://www.panelinha.com.br/receita/Estrogonofe-para-a-familia) e vi que é bem parecida com a que eu uso para o de frango, mas certamente o conhaque dá um outro sabor. Mudei a aplicação mas ficou até mais divertido de fazer.
E outra dica, que só vi hoje (quando o strogonoff já acabou a tempos) é que dá para reaproveitar a sobra como molho de macarrão. Amei a ideia. Deve ficar uma delícia. Taí, vou fazer novamente como molho.
INGREDIENTES
- 1,5 kg de
miolo de alcatraem bifes Comprei carne cortada em cubinhos escrita "para strogonoff", sabe Deus qual era :) E como somos poucos, fiz 1/3 da receita. - 500 g de cogumelos-de-paris ou champignon mesmo, caso você vá no automático e esqueça de comprar os cogumelos frescos
- 2 cebolas Como dividi a receita por 3, usei apenas 1/2 cebola
- 3 dentes de alho Já compro o alho cortadinho então usei 1 colher (chá) de alho
- 3 xícaras (chá) de creme de leite
fresco(cerca de 750 ml) usei em lata mesmo - 3 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 3 colheres (sopa) de ketchup
caseiromais uma coisa que usei o industrializado mesmo. quem sabe não me inspiro? já fiz mostarda mais de uma vez e fica super legal, principalmente para cozinhar. - 3 colheres de mostarda. Usei apenas 1 colher porque estou fazendo 1/3 da receita, lembra?
- 3 colheres (sopa) de molho inglês
- 3 colheres (sopa) de conhaque
- 4 colheres (sopa) de azeite
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
MODO DE PREPARO
Corte os bifes em tiras (de 5 cm x 2 cm), transfira a carne para uma tigela e mantenha em temperatura ambiente – a carne não pode estar gelada na hora de dourar. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.- Numa tábua, corte os cogumelos-de-paris em 3 fatias e reserve (se preferir, você pode usar champignon em conserva, viram que ela mesma autorizou minha troca? mas o resultado não será o mesmo certamente!). Descasque e pique fino a cebola e o alho.
- Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure as tiras de carne aos poucos – se colocar todas ao mesmo tempo, elas vão soltar o próprio líquido e cozinhar no vapor, em vez de dourar. Vire com a pinça para dourar por igual. Coloquei o conhaque nesta etapa para flambar. Daí "em tese" fica o gostinho mas evapora todo o álcool (afinal, tenho uma filha adolescente!). Além do show, né? Pena que não gravei ainda para colocar aqui.
- Transfira as tiras douradas para uma tigela. Doure o restante, sempre regando a panela com um pouco de azeite antes de cada leva.
- Diminua o fogo da panela para baixo e regue com mais 1 colher (sopa) de azeite. Adicione a cebola e refogue até murchar por cerca de 3 minutos, raspando bem o fundo da panela – os queimadinhos da carne vão dar sabor ao preparo. Junte o alho e mexa por apenas 1 minuto para perfumar.
- Acrescente o extrato de tomate, o ketchup e mexa bem. Volte a carne dourada à panela, adicione o molho inglês
e o conhaque. Junte os cogumelos e misture delicadamente. - Regue com o creme de leite, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Misture bem e deixe cozinhar em fogo médio. Depois que começar a ferver, deixe cozinhar por mais 15 minutos, mexendo de vez em quando, até o molho engrossar. Desligue o fogo e sirva a seguir.
Aqui tudo tem que ter arroz e meu namorado sempre pede batata palha pra acompanhar o strogonoff. Uso aquelas de saquinho mesmo mas coloco num bowl só para a mesa ficar mais bonita.
A foto 1 (prato azul) fiz com champignon e pra provar que fica bom com qualquer bebida, aqui tem suco de manga, suco de goiaba e até Ades de laranja :)
Comentários
Postar um comentário