Fatuche

Fatuche. Esta salada é maravilhosa! Leve, refrescante e vai bem com quibe cru (ou assado), kafta, ..., ou só um pão sírio e coalhada mesmo. Os links são para os outros postings que já fiz aqui neste blog mesmo. Confere. Amo cozinhar!!!

Acho que a primeira vez que comi foi num restaurante que tinha perto de casa. O legal é que lá tinha apresentação de dança do ventre... que me rendeu 3 anos de aula... até que minha professora foi para o Oriente Médio 😓 Só não aprendi a mexer a barriga como elas fazer. Na minha tem menos músculos, certamente.


Só pra variar usei uma receita do @panelinha (de onde mais seria😎).

É importante ser fiel no molho, que é o que faz toda a diferença!!!

Molho
  • ½ xícara (chá) de azeite
  • caldo de 1 limão
  • ¼ xícara (chá) de molho de romã
  • 2 colheres (sopa) de zatar
  • sal a gosto

É só misturar tudo (a parte do "cozinhando com especiarias" está no molho de romã e no zatar, então nada de substituir!!) e servir num bowl.



salada
  • 3 pães sírios
  • 2 pepinos japoneses
  • 3 tomates
  • 5 rabanetes
  • 3 maços de minialface romana
  • 1 maço de hortelã
  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  2. Lave as folhas de alface e de hortelã sob água corrente. Transfira para uma tigela, cubra com água e acrescente o bactericida de sua preferência. Deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, prepare os outros ingredientes.
  3. Corte os pães em quatro e distribua os pedaços numa assadeira. Regue com um fio de azeite e leve para assar por cerca de 10 minutos, até dourar. Retire do forno e deixe esfriar – assim eles ficam crocantes. Você sempre pode comprar eles assados e em pedaços no supermercado. É mais fácil, garanto :)
  4. Lave e seque os pepinos, os tomates e os rabanetes. Descarte as pontas e corte os pepinos ao meio, no sentido do comprimento. Corte cada metade em fatias finas na diagonal. Corte os tomates ao meio, descarte as sementes, e corte cada metade em cubos médios. Com um fatiador de legumes (mandolin), corte os rabanetes em rodelas finas (se preferir, fatie fino com a faca).
  5. Retire as folhas da água em vez de escorrer – assim as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Enxágue sob água corrente e seque numa centrífuga de saladas. Rasgue as folhas de alface e transfira para uma tigela junto com as folhas de hortelã. Acrescente os pepinos, os tomates e os rabanetes.
  6. Quebre o pão em pedaços e junte metade à salada. Tempere com 3 colheres (sopa) do molho e misture bem. Nunca coloco diretamente na salada, além de deixar as folhas murchas rapidamente, tem a questão da quantidade de molho que as pessoas gostam. Transfira a salada para uma travessa, polvilhe com a outra metade dos pães e sirva a seguir com o restante do molho.



Comentários