Almoço indiano. Frango tikka massala + Curry + Arroz basmati com curry + Naan com manteiga com ervas
Como vocês podem ver pelo número de receitas na categoria "cozinhando com especiarias", amo muito tudo isso 😆 Neste dia resolvi fazer um almoço indiano e minha amiga desde sempre @patsampaio me emprestou a louça que deu aquele toque mágico na mesa, além de ter sido minha cobaia. Fora o pão, que ela disse que poderia ter ficado no fogo por mais tempo (mas não sobrou nada, eu comi😅), aprovou tudinho!!!
Aviso que este é daqueles almoços trabalhosos, que tem que cozinhar a dois e começar 7am para almoçar 12h, mas que vale suuuuuper a pena. Sei que parte da culpa foi minha, já que inventei de fazer um banquete: Frango Tikka Massala + Curry + Arroz Basmati com Curry + Naan com manteiga com ervas. Quase nem coube no título :)
Começando pelo Frango Tikka Massala Usei a receita da @seara (https://www.hojetemfrango.com.br/receita/frango-ao-molho-tikka-masala/amp/) e ficou maravilhoso.
Comece por aqui porque você vai ter que deixar o frango marinando. Eu deixei marinando de um dia para o outro, que é sempre melhor.
Ingredientes:
500g de filé de peito de frango
1 limão
1 cebola grande picada
1 tomate picado
2 dentes de alho picados
1 frasco de molho de tomate
1 pedaço pequeno de gengibre
1 pote de iogurte natural
1 lata de creme de leite
100 ml de água
½ maço de coentro
Ingredientes do tempero indiano (Garam Masala)
2 colheres de chá de pimenta do reino em pó
2 colheres de chá de cominho em pó
1 colher de chá de noz-moscada em pó
1 colher de chá de açafrão em pó
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de cardamomo em pó
O garam masala é a mistura de todas as especiarias.
Modo de preparo
Depois de cortar os filés de frango em cubos, coloque-os em uma tigela e tempere com sal, limão, o garam massala e o iogurte natural. Deixe marinar na geladeira por, no mínimo, 3 horas. Reserve um pouco das especiarias para uma segunda parte da receita.
Após a marinada, doure o frango em uma frigideira com azeite. Não precisa dourar muito, pois o frango vai terminar de cozinhar com o molho.
Reserve o frango.
Agora doure a cebola e o alho junto com o gengibre. Adicione o resto das especiarias na panela, e mexa até o aroma subir.
Despeje molho de tomate na panela e misture com o refogado.
Adicione o frango, misture bem e, por fim, adicione a água.
Deixe o frango terminar de cozinhar com o molho.
Desligue o fogo e adicione o creme de leite.
Finalize com o coentro picado.
Enquanto o frango está cozinhando (panela do fundo) você pode fazer o Arroz Basmati com Curry. O curry dá esta cor amarela linda e deixa um cheiro especial. A partir daqui são todas receitas do @panelinha.
https://www.panelinha.com.br/receita/Arroz-com-curry
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de arroz (já que a proposta é fazer comida indiana, minha sugestão é comprar arroz Basmati, porque faz diferença siiiiiim!!)
- 2 xícaras (chá) de água
- ½ cebola
- 1 colher (sopa) de azeite
- 1 colher (chá) de curry em pó
- ½ colher (chá) de sal
- 1 folha de louro
- Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para ferver. Descasque e pique fino a cebola.
- Leve uma panela pequena ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Acrescente o arroz, a folha de louro, o curry e o sal. Mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto - isso ajuda a deixar os grãos soltinhos depois de cozidos.
- Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue sobre o arroz. Misture e aumente o fogo para médio. Não mexa mais.
- Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até o arroz absorver toda a água - para verificar, espete os grãos com um garfo até conseguir ver o fundo da panela.
- Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para os grãos terminarem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva a seguir.
O próximo prato a ser feito é o Curry, também conhecido como ensopado de legumes com especiarias.
Lembro bem do melhor curry que comi. Foi em Londres, em 2000, perto do palácio de Buckingham. Valeu ter trocado o fish em chips!
Esta aqui é a receita do @panelinha. https://www.panelinha.com.br/receita/Ensopado-vegetariano-curry
Ingredientes:
- 1 couve-flor pequena (3 ¼ xícaras cortada em floretes)
- 1 batata-doce
- ¼ de abóbora japonesa (cerca de 250 g descascada)
1 lata de grão-de-bico cozido (1 /12 xícara (chá) de grãos)- achei que usar grão de bico em lata ia tirar o "natural" do prato e, como já tinham muiiiitos ingredientes, tirei por minha conta e risco. Talvez com o grão de bico fique um pouco mais cremosa.- 1 cebola
- 2 tomates maduros
- 2 dentes de alho
- ¾ de xícara (chá) de leite de coco (cerca de 200 ml)
- 2 xícaras (chá) de água
- 2 ramos de coentro com a raiz
- 2 colheres (sopa) de óleo
- ½ colher (chá) de sementes de coentro
- ½ colher (chá) de semente de cominho
- ½ colher (chá) de pimenta-de-caiena
- ½ colher (chá) de cúrcuma
- 1 colher (chá) de sal
- Faça o pré-preparo: descarte as folhas e corte a couve-flor em floretes, do tamanho de um bocado. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Retire a pele dos tomates, corte cada um ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubos de 0,5 cm. Descasque a abóbora, descarte as sementes e corte a polpa em cubos de 1,5 cm. Descasque e corte a batata-doce em cubos de 1,5 cm. Lave e seque os ramos de coentro; pique fino os talos e a raiz e reserve as folhas para servir.
- Leve uma panela grande ao fogo baixo para aquecer. Enquanto isso, quebre as sementes de coentro e cominho no pilão (se preferir, pique fino com a faca). Coloque o óleo na panela, adicione as sementes e mexa por alguns segundos apenas para liberar os aromas.
- Acrescente a cebola e os talos e a raiz do coentro, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o restante das especiarias e misture bem – essa é a base de sabor do ensopado. Acrescente o tomate picado, o alho, tempere novamente com sal e refogue até formar uma pastinha.
- Regue com a água e o leite de coco, misture raspando bem o fundo da panela com a espátula para dissolver todo o sabor do refogado. Aumente o fogo, adicione a couve-flor, a abóbora e a batata-doce e deixe cozinhar até ferver.
- Assim que ferver, abaixe o fogo novamente e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar por 15 minutos, até os legumes ficarem macios – mexa de vez em quando, apertando alguns cubos de abóbora para desmanchar e engrossar o caldo.
Numa peneira, escorra o grão-de-bico e misture aos legumes cozidos. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Desligue o fogo e sirva a seguir com as folhas de coentro e naan (pão indiano).- E se a Rita Lobo manda, a gente obedece. Então vamos a última receita deste super almoço. Naan com manteiga com ervas. Trata-se de um pão de iogurte maravilhoso que normalmente é assado nas paredes do tandur, um forno de barro que você consegue ver em alguns restaurantes indianos. Mas, dá pra fazer no fogão sim. Claro que não fica igual, mas é o que temos para hoje :)
- Segue link pra a receita original do @panelinha: https://www.panelinha.com.br/receita/Naan-pao-indiano
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 ½ colher (chá) de fermento biológico seco (cerca de 5 g)
- ⅓ de xícara (chá) de iogurte natural sem açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de água morna
- ¼ de xícara (chá) de água
- farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de Preparo:
Numa tigela, misture o fermento, o açúcar e a água morna. Deixe descansar até espumar, por cerca de 15 minutos.
- Enquanto isso, separe os outros ingredientes: retire o iogurte da geladeira. Leve a manteiga para derreter no micro-ondas e mantenha em temperatura ambiente.
- Assim que a mistura de fermento espumar, acrescente o iogurte, a manteiga e misture apenas para incorporar.
- Numa tigela grande, misture a farinha com o sal. Abra um buraco no centro, junte a mistura de fermento com iogurte e manteiga derretida. Com uma das mãos, misture a farinha com os líquidos – faça movimentos circulares do centro para a borda da tigela. Acrescente metade da água e misture bem, amassando com a mão.
- Junte o restante da água, aos poucos, sovando a massa: aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da tigela, por cerca de 10 minutos, até atingir uma textura macia e úmida. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo, mas evite juntar mais farinha na massa. Ela fica bem molenga inicialmente e, à medida que vamos sovando, ela fica no ponto. Marque os 10 minutos no relógio!
- Cubra com um pano (ou filme) e deixe descansar por cerca de 1 hora, ou até a massa dobrar de volume.
- Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha. Transfira a massa para a bancada, aperte delicadamente para retirar o ar e modele com as duas mãos até formar um rolinho. Corte a massa em 10 pedaços e modele cada um numa bolinha.
- Leve uma frigideira média ao fogo médio para aquecer. Enquanto isso, abra uma bolinha de massa com o rolo até formar um disco fino, de cerca de 10 cm de diâmetro – polvilhe a bancada e a massa com farinha na hora de abrir.
- Quando a frigideira estiver quente, retire o excesso de farinha do disco de massa e coloque na frigideira. Deixe o pão assar por cerca de 30 segundos, até começar a formar bolhas. Com uma pinça, vire o pão e deixe por mais 15 segundos na frigideira, para terminar de cozinhar e dar uma leve chamuscada.
- Transfira o pão para uma cesta (ou prato) e cubra com um pano – assim eles permanecem quentinhos e macios até a hora de servir. Repita com o os outros discos e, atenção: a cada 3 pães, limpe o fundo da frigideira com papel-toalha para tirar o excesso de farinha tostada. Sirva a seguir.
Lembra que a Rita Lobo sugeriu colocar a manteiga temperada em cima? A receita completa é https://www.panelinha.com.br/receita/Manteiga-composta mas a verdade é que só fiz a 1a parte (juntei a manteiga derretida com as ervas e servi). Ficou deliciosa, mas neste dia já estava cansada de cozinhar. Outro dia faço esta receita da manteiga e guardo.
Repito. Comida dos deuses. Vale a pena o trabalho.
Comentários
Postar um comentário