Escondidinho de aipim com carne seca + feijão fradinho e arroz. Acho que posso chamar este prato de PF nordestino, né? Tem proteína (carne seca), feijão (no caso, fradinho), arroz e vou colocar o aipim como salada ou legumes :)
Pra ser honesta, aqui eu só dei a ideia, comprei os ingredientes e supervisionei o ponto/ a montagem, mas fazer, fazer, não fiz não. Então este é um PF nordestino by Rosa e ficou delicioso!
A dificuldade pra fazer o escondidinho de aipim com carne seca em Sampa é encontrar aipim (ou mandioca) fresca em Moema. Mas fui no mercado e dei de cara com aipim fresquinho. Daí tive que comprar, né? Minha primeira ideia foi fazer aipim cozido para o café da manhã, o que "fiz" (lembra que este post é da Rosa, né?) e ficou delícia, mas comprei demais (novidade!) e então decidi fazer um escondidinho.
Para o recheio, tem que dessalgar a carne, e refogar com alho, cebola e um pouco de molho de tomate.
Faz um purê com o aipim. Pra isso descasque o aipim, cozinhe na panela de pressão até ficar bem macio (ao redor de 10 minutos depois que apitar), amasse com um amassador de batatas (espremedor não funciona, porque "gruda" tudo), junte uma colher (sopa) de manteiga, 1/2 xícara de leite (quente) e cozinhe por 3-5 minutos. Para não ficar cheio de bolinhas, não pode parar de mexer.
Depois pegue um refratário, coloque uma camada do purê (metade), o recheio e cubra com a outra metade do purê. Coloque queijo ralado por cima e gratine no forno por 10 min.
O feijão fradinho é bem fácil de fazer. Lave 2 xícaras (chá) de feijão fradinho e coloque para cozinhar, cobrindo os grãos com água – eles devem ficar completamente imersos – por cerca de 20 minutos até que estejam cozidos, mas ainda firmes, sem desmanchar. Depois, é só refogar. Aqui sempre gostamos de colocar pedacinhos de linguiça calabresa e deixar o caldo bem grosso.
A aqui em casa, a menos que o prato seja macarrão, sempre tem um arrozinho para acompanhar. Amo!
Prato delícia!
Comentários
Postar um comentário