Como uma boa baiana, sempre faço caruru de cosme e damião em setembro. É uma tradição para pessoas que, como eu, têm gêmeos na família (no caso, meus tios). E na minha casa não pode faltar, caruru, vatapá e algum tipo de moqueca.
Este ano fiz Moqueca de Siri Catado com Maxixe, que tinha tempo que não fazia.
O detalhe foi que a primeira vez que comi ela foi aqui em Sampa. Na casa de um baiano, claro 😎
O detalhe é que na hora de servir tem que "mexer", porque o siri catado vai todo para o fundo da panela. Não fizemos isso e o resultado foi que os convidados comeram moqueca de maxixe e só no outro dia foi que comemos o siri catado :)
Vamos aos ingredientes:
- 1/2 kg de siri catado
- 12 maxixes (item mais difícil de achar em São Paulo!! ainda bem que a Rosa comprou na Vila), raspados e cortados em rodela finas
- 2 tomates, sem casca, cortados em rodelas
- 1 pimentão, cortado em rodelas
- 1 cebola, cortada em rodelas
- 1 garrafa (200ml) de leite de coco
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate (use Elefante, aquele 100% tomate, que faz toda a diferença)
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 2 colheres (sopa) de azeite de dendê
- 1 colher (sopa) de castanha de cajú em pó
- 1 colher (sopa) de amendoim em pó
- 1 colher (sopa) de camarão seco em pó
Pra quem não conhece, isso é maxixe.
Modo de fazer
É importante dizer que na verdade, os dois primeiros ingredientes são os que mudam de uma moqueca pra outra. O resto é igualzinho. Ou seja, que moqueca mista de peixe e camarão? É só substituir o siri e o maxixe por eles e seguir o resto da receita 😎
Tem que cortar tudo (maxixe, tomate, pimentão e cebola) e deixar separado pra montagem.
Meu segredo é colocar castanha, amendoim e camarão seco na moqueca. Deixa o "caldo" delicioso!!! Como sempre tenho em casa, fica fácil.
Misturo isso com o leite de coco, extrato de tomate, azeite de oliva, azeite de dendê numa vasilha com 1/2 copo de água, pra colocar por cima de tudo. Não coloco sal porque o camarão seco já é salgado. Se não usar, acrescente 1 pitada de sal nesta mistura.
Agora é só montar em camadas de maxixe, siri, tomate, cebola e pimentão, acrescentar o "molho" e levar ao fogo por 10 a 15 minutos.
Olha que delícia?
Desta vez servimos com caipirinha de frutas vermelhas. Recomendo!
E teve entradinhas baianas (acarajé e pão delícia). A @crisq. comprou no @paodefesta (restaurante baiano maravilhoso em Moema) e adoramos!!!
Comentários
Postar um comentário