Reveillon. Magret de Pato

De presente de Natal eu e meu namorado fizemos mais um curso na @accademiagastronomica (vale super a pena, todos foram maravilhosos!) com o chef @luisfernandoperin e resolvemos então já colocar o que aprendemos em prática para celebrar a virada de 2023 para 2024. 

Uma ceia deliciosa, com este Magret de Pato como a grande estrela, acompanhado por tian de legumescouscous marroquino com amêndoas e uma sobremesa que vale a pena fazer: mahalabie com curd de limão siciliano.


Ingredientes:

  • 2 Peitos de pato 1 por pessoa, como cada embalagem vem 2, sobrou 1 por aqui 😁
  • sal
  • pimenta do reino
  • Demi glace usei o da Nestlé. Não é muito fácil de achar não. consegui no Emporium São Paulo depois de procurar em mil lugares
  • 1 pedaço pequeno de rapadura. Como não tinha, substituí por 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo. Funcionou, mas claro que não ficou a mesma coisa!
  • 2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Fazer: 

Para fazer o molho, dilua 2 1/2 colheres (sopa) do demi glace em 500ml de água, junte a rapadura (o açúcar mascavo) e leve ao fogo alto até ferver. Abaixe a chama e deixe no fogo até ficar bem encorpado. Cerca de 10 minutos. Desligue o fogo e acrescente a manteiga. Mexa até ela derreter inteiramente e incorporar ao molho. Reserve. Ficou bastante. dava para fazer 1/2 desta receita.

Lave o pato (descongelado) e seque. Faça um xadrez na pele do pato e tempere com sal e pimenta do reino dos dois lados.

Com a panela fria, coloque o pato com a gordura para baixo até ficar bem dourado (3 minutos). Vire o lado e doure por alguns instantes (2 minutos).

Enrole em papel alumínio e coloque no forno (com a pele virada pra cima) para terminar a cocção (10 minutos).

Deixe descansar por 5 minutos, fatie e sirva com o molho por cima. Coloquei o molho num bowl para quem quisesse (como eu) colocar mais.


Comentários