Crème Brûlée

Sobremesas e mais sobremesas... pra quem não fazia nada, ando fazendo bastante. E esta história é ótima.

Meu namorado resolveu fazer um jantar pra mim na casa dele e ia fazer Creme Brulee de sobremesa. Escolheu a receita (do @panelinha, pra variar), comprou todos os ingredientes, os potinhos, o maçarico e só esqueceu de ver que precisava de pelo menos 4 horas na geladeira 😮.

Daí, tipo 18h, quando ele foi começar a fazer o jantar viu que teria que ficar para outro dia. Ainda bem que tinha chocolate por lá para acompanhar o café.

Mas voltando ao Creme Brulee , trouxemos os ingredientes, o maçarico e até os potinhos aqui pra casa (que não devolvi 😊, mas tive que comprar mais 4, porque a receita são para 6 porções) e no fim de semana fizemos juntos. Foi divertido e ficou ótimo, apesar da minha filha Flavia nem ter experimentado - disse que estava feio :)

Simplesmente delicioso!!

Aqui vai então a receita original (https://www.panelinha.com.br/receita/Creme-brulee) e o passo a passo:

INGREDIENTES

  • 5 gemas. 
  • 350 ml de creme de leite fresco. Usei apenas 300ml porque é o que vem no pote que comprei
  • 100 ml de leite. daí usei 150 ml de leite, pra compensar o creme de leite fresco que tinha pouco
  • ⅓ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 ½ colher (chá) de extrato de baunilha
  • açúcar para caramelizar

Fica na parte dos iogurtes

MODO DE PREPARO

1. Preaqueça o forno a 160°C (temperatura média-baixa).

2. Separe as claras das gemas. (As claras não serão utilizadas nesta receita, mas você pode guardá-las para preparar um pudim de claras.)
No meu caso, usei as claras pra fazer uma farofinha com o resto de cuscuz do café da manhã, juntando um pouquinho de cebola, manteiga, sal e pimenta do reino.

3. Coloque as gemas na tigela pequena da batedeira. Junte o açúcar e bata em velocidade alta até obter um creme bem claro.

4. Pare de bater e adicione o creme de leite, o leite e a essência de baunilha. Misture bem com uma colher. Deixe a mistura descansar por 10 minutos. Enquanto isso, leve uma panela com água ao fogo alto. Ela será usada para o banho-maria.

5. Com uma colher, retire toda a espuma que se formou na superfície da mistura de gemas. Não fiz isso não. Distribua o creme entre seis tigelas refratárias (que possam ir ao forno) - podem ser ramequins, aquelas forminhas de suflê.

6. Arrume as tigelas numa assadeira retangular. Leve a assadeira ao forno e, antes de fechar a porta, coloque água fervendo na assadeira, com cuidado, para assar em banho-maria. Deixe assar por 40 minutos.

7. Retire a assadeira do forno e as tigelas do banho-maria. Deixe esfriar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas.


8. No momento de servir, polvilhe açúcar sobre toda a superfície do creme.

9. Coloque uma colher de sopa na chama do fogão para aquecer bem. Use uma luva, ou pano de prato dobrado, para não se queimar!

10. Encoste as costas da colher quente na superfície do creme, fazendo movimentos circulares, para caramelizar o açúcar. Caso precise, repita esta operação até caramelizar toda a superfície, mas não deixe queimar demais o açúcar.
Colocamos um pouco de açúcar em cada forminha e usamos o maçarico. Acho que é até mais simples, além de ser divertido - fora que todo mundo sabe como amo brinquedos de cozinha.


Comentários