O bom do cuscuz nordestino é que a gente faz pro café da manhã e o que sobrar a gente transforma em farofa para o almoço. Fácil de fazer, delicioso e com diversas possibilidades de variação.
Aqui em casa fazemos pelo menos 1 vez por semana e às vezes como só com manteiga, mas prefiro com ovo mexido. Queijo coalho ou banana da terra frita também são acompanhamentos clássicos. Se tiver coco de verdade, coco ralado vai super bem. Nem tente com coco industrializado porque você vai perder os ingredientes e ainda dizer que fiz uma sugestão ruim... nem é justo isso :)
Pra fazer o cuscuz você vai precisar de uma cuscuzeira, que cozinha no vapor. A minha é uma clássica, como vocês podem ver pelo formato do cuscuz na foto, mas você pode comprar uma individual que fica chique de todo.
Se tiver morrendo de fome, sugiro fazer outra coisa porque para o cuscuz ficar gostoso você tem que hidratar o foco de milho (uso 1/2 pacote de kimilho flocao da Yoki, mas como eles não me pagaram nada, você escolhe o seu) em 1/2 xícara de água por 10 minutos. Depois, coloco uma pitada de sal e mexo com a mão mesmo.
Só então é hora de colocar no cuscuzeiro. Eu amo cortar queijo coalho em pedaços bem pequenininhos e misturar na massa do cuscuz. Ele derrete e fica perfeito. Só então é hora de cozinhar, por +15 minutos. Falei que demorava!!!!
Na hora de servir, manteiga é obrigatório. Mas como disse, amo com ovo mexido, que peço ajuda pra minha filha abrir o ovo, porque sempre acontece desastre se tento fazer sozinha - e ovo fede demais!!!
E, como disse, se sobrar, pegue uma frigideira, refogue alho e cebola em manteiga de garrafa, junte calabresa cortada pequenininha e bacon (não falei que seria light) e o resto do cuscuz. Cozinhe por 2 minutos e junte coentro picado. Farofa pronta!!!
Pra continuar na pegada nordestina, sirva com carne seca e feijão fradinho... receitas por sua conta :)
Comentários
Postar um comentário