Nhoque de batata

Tem muita gente que compra o Nhoque de Batata pronto porque acha que dá trabalho, mas não faz isso não!!! Este é um prato fácil (e super barato) de fazer e não tem porque pagar caro por nhoque congelado, que você não sabe o que tem dentro, e que na maioria das vezes fica seco.

Vou colocar a receita do @panelinha aqui para que você tenha as proporções certas - a esta altura já sabem que fiz o site deles inteirinho 😎 - mas Nhoque de Batata nada mais é que um purê de batata que você acrescenta farinha de trigo e um ovo. Tão simples quanto isso.

Antes de escrever aqui no blog sempre procuro na internet a origem dos pratos, pra colocar na categoria certa e nhoque, como macarrão, na verdade não se originou na Itália. Neste caso foi no Oriente Médio. Mas os Italianos foram quem popularizaram o uso e criaram os molhos que conhecemos. Então, ficou aqui mesmo.

Mas, voltando a receita de Nhoque de Batata aqui vai: https://www.panelinha.com.br/receita/nhoque-batata

INGREDIENTES

  • 1,5 kg de batata Asterix (8 unidades médias). Como aqui somos apenas 3 pessoas, sempre faço 1/2 receita e como é prato salgado, funciona sem problema.
  • 2 gemas
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo
  • sal a gosto
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada

MODO DE PREPARO

  1. Lave, descasque e corte as batatas em pedaços grandes, de cerca de 4 cm. Transfira para uma panela média, cubra com água e leve ao fogo alto. Assim que ferver, junte 1 ½ colher (sopa) de sal, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos, até ficarem macias – espete com um garfo para verificar o ponto.
  2. Escorra bem a água e passe as batatas ainda quentes por um espremedor, sobre uma tigela grande.
  3. Quando a batata amassada amornar o suficiente para manusear, tempere com 2 colheres (chá) de sal e acrescente ¼ de xícara (chá) da farinha de trigo. Misture bem com as mãos.
  4. Junte as gemas e amasse bem. Aos poucos, adicione o restante da farinha, amassando bem com as mãos, até dar o ponto de enrolar. Para verificar o ponto, lave as mãos e modele uma bolinha; se não grudar na mão, está no ponto. A quantidade de farinha de trigo usada na receita pode variar, mas evite adicionar em excesso, pois a massa ainda vai absorver mais farinha na hora de modelar.
  5. Leve uma panela grande com água ao fogo alto. Unte duas assadeiras grandes (ou refratários) com óleo. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal.
  6. Enquanto a água ferve, polvilhe a bancada e duas assadeiras com farinha. Para modelar os nhoques, com uma porção de massa, faça um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro; corte em nhoques de cerca de 2 cm cada faça bolinhas (sim, vão ficar todos de tamanho diferente, mas não muda o gosto em nada).  Transfira para as assadeiras polvilhadas e repita o procedimento com o restante da massa.
  7. Com uma escumadeira, mergulhe cerca de 20 nhoques por vez na água fervente (se colocar muitos de uma vez eles grudam todos, melhor ir colocando aos poucos) e deixe cozinhar até subirem à superfície. Retire os nhoques com a escumadeira, escorrendo bem a água, e transfira para a assadeira untada com óleo. Cozinhe todos os nhoques e sirva a seguir com o molho de sua preferência.

Desta vez fiz com um ragu de carne que ficou ótimo. É o mesmo ragu da receita que está no posting ragu com polenta mole, só que deixe "mais aguado".

É legal também fritar e servir com uma manteiga de ervas ou um molho pesto.

Em qualquer dos casos, sirva com uma saladinha (não que eu faça isso, mas é o certo!) e vinho (aí sim, tô dentro)!


Comentários