Quem já deu uma olhadinha neste blog sabe que aaaaaamo massa!! E para não ficar tudo igual sempre, tento usar tipos diferentes de corte (que mudam não só o visual, mas também o gosto) e estou sempre testando molhos diferentes.
Vi um episódio em que a @ritalobo fez salada de macarrão com cogumelos e pesto de espinafre. Como não curto muito comida fria, resolvi não fazer salada, mas usar a receita do pesto de espinafre e dos cogumelos. Assim nasceu minha versão de Farfalle ao pesto de espinafre com shitake.
Segue a receita original do pesto de espinafre (https://panelinha.com.br/receita/pesto-de-espinafre) e da salada de macarrão com cogumelo, pimentão e pesto de espinafre (https://panelinha.com.br/receita/salada-macarrao-cogumelo-pimentao-pesto-espinafre) e a transcrição com minhas modificações em verde.
Ingredientes
- 1 maço de espinafre
- ½ xícara (chá) de nozes
- ½ xícara (chá) de
queijo parmesãoralado na hora usei gorgonzola, que amo! - ½ xícara (chá) de azeite
- 1 dente de alho
- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- 250 g de farfalle (mas pode ser qualquer outra massa curta, como rigatoni). Somos 3 por aqui e 1/2 pacote funciona bem, mas a conta é 100g por pessoa
- 250 g de shitake em fatias
Molho Pesto
Destaque as folhas dos talos de espinafre e lave sob água corrente (se quiser, separe alguns brotinhos para decorar os pratos). Transfira para uma tigela com 1 litro de água e o bactericida da sua escolha e deixe de molho por 15 minutos. Enquanto isso, aproveite para cozinhar o macarrão.
Retire as folhas da tigela e transfira para um escorredor – assim as eventuais sujeirinhas ficam no fundo. Enxágue sob água corrente e deixe escorrer bem o excesso de água.
No liquidificador, junte as folhas de espinafre, as nozes, o parmesão ralado queijo em quadradinhos, o dente de alho, o azeite e os cubos de gelo – eles deixam o molho mais verdinho e bem fresco para a salada. Bata até formar um molho liso: comece no modo pulsar e misture com uma espátula entre as etapas para ficar mais fácil de bater. Prove e ajuste o sal. Reserve.
Farfalle ao pesto de espinafre com shitake
Leve uma panela grande com cerca de 3 litros de água ao fogo alto (1 litro de água para cada 100g de massa). Assim que ferver, adicione 2 colheres (sopa) de sal e coloque o macarrão. Misture e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até ficar al dente – sempre que for usar a massa como salada, retire da água 1 minuto antes do tempo de cozimento indicado na embalagem.
Assim que o macarrão estiver cozido, reserve ½ xícara (chá) da água do cozimento. Escorra e passe o macarrão sob água corrente fria para cessar o cozimento.
Transfira o macarrão para uma tigela grande e misture 2 colheres (sopa) de azeite – assim um não gruda no outro até a hora de servir.
Corte os cogumelos ao meio – caso estejam muito grandes corte em quartos.
Numa frigideira grande, de preferência antiaderente, coloque os cogumelos e regue com 3 colheres (sopa) de água. Leve ao fogo alto e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos até a água secar – evite mexer demais para que os cogumelos não liberem líquido. Assim que a água secar, regue com ½ colher (sopa) de azeite, tempere com sal e pimenta e mexa de vez em quando até dourar, por cerca de 3 minutos – com essa técnica os cogumelos douram mais facilmente e com menos azeite.
Adicione o molho pesto ao macarrão e misture delicadamente – vá acrescentando aos poucos a água do cozimento reservada, de colher em colher, para deixar o molho mais fluido. Acrescente os cogumelos e sirva a seguir.
Massa sempre vai bem com vinho, né? Escolhe um tinto delicioso e enjoy!
Comentários
Postar um comentário