Caldo Verde - lisinho ou pedaçudo (up to you)

Amo sopa e Caldo Verde é sempre uma ótima opção - principalmente quando se ganha um monte de batata (Sim, vivo ganhando ingredientes. O melhor é que é tudo fresquinho).

Só pra variar, usei a receita do @panelinha: https://www.panelinha.com.br/receita/Caldo-verde.
Acho que um dia destes preciso escrever pra Rita Lobo dizendo que já teste todas as receitas dela :)
E saio mudando tudo também já "que você é livre", como ela diria.

INGREDIENTES

  • 3 batatas (cerca de 600 g)
  • 1 linguiça portuguesa (cerca de 200g)
  • ½ cebola
  • 1,25 litro de caldo de carne caseiro usei água mesmo, mas temperei direto na panela.
  • ½ maço de couve
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO

  1. Com uma faca, retire a pele da linguiça e corte em rodelas finas. Descasque e corte a cebola em meias-luas de 1 cm. Lave, descasque e corte as batatas em 8 pedaços. Como normalmente não bato as batatas no liquidificador, corto em pedacinhos menores.

  1. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, adicione as fatias de linguiça e deixe dourar por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Reserve as linguiças douradas numa tigela. 
  2. Abaixe o fogo, regue com ½ colher (sopa) de azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos até murchar e começar a dourar. 
  3. Acrescente os pedaços de batata, o caldo de carne e aumente o fogo. Com uma espátula, raspe bem o fundo da panela para dissolver os queimadinhos – eles dão sabor à sopa. 
  4. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo novamente, tempere com sal e pimenta a gosto e deixe cozinhar por mais 25 minutos, ou até que as batatas fiquem macias – espete com um garfo para verificar o ponto. 
  5. Enquanto isso, lave bem as folhas de couve sob água corrente e deixe escorrer o excesso de água. Descarte o talo  uso com talo e tudo e corte a couve ao meio, no sentido do comprimento. Corte as folhas ao meio novamente, no sentido do comprimento. Na tábua, disponha uma folha sobre a outra e corte em tirinhas finas – dessa forma, as tiras de couve não ficam tão longas, sendo mais fácil para comer de colher.
  6. Assim que estiverem bem cozidas, transfira as batatas com o caldo para o liquidificador. Bata por cerca de 2 minutos até formar um creme liso. Atenção: segure firme a tampa do liquidificador com um pano de prato para evitar que o vapor quente ejete a tampa.
  7. Volte o creme batido para a panela, junte a couve fatiada e as rodelas de linguiça douradas. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 5 minutos, até a couve ficar macia. Prove e, se necessário, acerte o sal. Sirva a seguir com um fio de azeite. 

E pra usar a couve toda, além do caldo verde no jantar o almoço foi churrasco de apartamento sem varanda, com couve :)

Haja imaginação... porque quando usamos 100% de algum ingrediente, temos um outro sobrando, ninguém merece.

Comentários