Massa fresca - tem que ter a máquina :(

Esta foi uma tentativa frustrada de fazer massa fresca em casa. Vou já dando a dica final: compre a máquina para abrir a massa. A minha chega em breve e daí vai ter um novo posting: massa fresca - a revanche!!!

A receita é perfeita, do chef Jamie Oliver, mas sem a máquina, não conseguimos abrir fina suficiente e além de grossa ficou com espessuras diferentes. Resumo: crua em algumas partes e mole em outras. E perdemos o molho de gorgonzola, que estava uma delícia. Pena mesmo.

Vou colocar a receita da massa aqui (para 4 pessoas), caso você tenha a máquina, ou esteja com vontade de comprar uma :) 

E aviso desde já: dá trabalho! Mas aqui fizemos todos juntos e foi bem divertido, apesar do resultado final ter sido pedirmos uma pizza.

Falando em pizza, você também pode fazer em casa do zero. A receita do Jamie Oliver ficou perfeita (veja o posting aqui).

Ingredientes:

  • 500 gr de farinha de trigo duro
  • 5 ovos (grandes)
  • semolina para polvilhar (aprendi num curso usar Maizena para polvilhar. funciona super e é mais fácil de achar)

Modo de fazer:

Faça uma cavidade no centro da farinha. Com um garfo, vá quebrando os ovos com cuidado e despeje na cavidade. Comece a misturar a partir da bordas da cavidade. Quando começar a formar ma pasta meio mole, passe a usar as mãos. Trabalhe forte por ceca de 3 minutos ou até ficar macia, sedosa e elástica. Embrulhe-a com filme e deixe descansar por 60 minutos na geladeira.

Agora vem a parte de laminar a massa, ele diz que dá pra fazer com um rolo de massa, mas viu no que deu. Assim, vou colocar o passo a passo com a máquina :)

Tire a massa da geladeira e divida-a em 4 bolas. Cubra 3 bolas e trabalhe uma de cada vez. Achate a bola com a base da palma da mão e passe-a pelo cilindro mais grosso da máquina. O resultado será uma folha grossa. Eu costumo dobrá-la ao meio e passá-la pelo cilindro mais grosso 3 ou 4 vezes, o que faz com que as bordas da folha se distendam ocupando toda a largura da máquina. Então eu polvilho os dois lados da massa com farinha e passo-a pelo cilindro mais fino. Repito a operação até que as folhas fiquem com 1-1,5mm de espessura. Com a máquina você pode fazer folhas muito mais finas do que com a mão.

Depois é só cortar na própria máquina, cozinhar por 1 min e servir com o molho de sua preferência.


Comentários