Tem gente que compra livros de receitas e nunca usa... eu não sou destas. Este eu ganhei e já usei muitas vezes (pode comprar sem erro). Amo o Jamie Oliver e apesar de dar trabalho, as receitas deles são muito boas!!! E dá para fazer com crianças. Esta receita de pizza funciona sempre.
As fotos da pizza de coração são da Flavia, de Abr/15. Pena que ela não aparece nelas.
Abaixo passo a passo porque não dá pra ler nada na foto do livro :)
Vou avisando que dá trabalho e leva um tempão, mas você consegue.
E SIM, comprar é bem mais fácil, mas e a graça de fazer?
Como sempre, coloquei minhas alterações em outra cor para facilitar a identificação.
Como digo, quem quiser seguir à risca, consegue. Afinal, o chef famoso é ele e não eu - ainda 😆
Começando pelos ingredientes:
- 30g de fermento fresco ou 21g de fermento seco
- 30g de mel (ou açúcar - eu coloquei açúcar mesmo)
- 600ml de água morna
- 500g de farinha de trigo
- 500g de semolina (eu fiz só com a farinha de trigo mesmo, então dividi os outros ingredientes por 2. Deu duas pizzas, super gostosas)
- 30g de sal
- o que você quiser para o recheio
Nada de frescura. O chef mandou usar as mãos mesmo.
Sovar! Esta é a melhor parte, apenas enrole, empurre e dobre a massa várias vezes por 5 minutos. Isso irá desenvolver a estrutura da massa e o glúten. Se a massa grudar em suas mãos, apenas esfregue-as com um pouco de farinha extra.
Agora passe farinha nas duas mãos e polvilhe levemente o topo da massa. Deixe-a com um formato circular e acomode-a em uma assadeira. Faça talhos na massa com uma faca - isso permite que ela cresça mais rapidamente.
Deixe a massa descansar para crescer pela 1a vez. Basicamente nós queremos que ela dobre de tamanho. Você precisa de um lugar morno, com umidade e longe de correntes de ar para que a massa cresça bem rapidamente. Pode ser perto do fogão ou em um quarto onde não vente, por exemplo. E você pode cobrir a massa com um plástico se quiser acelerar o processo, que deve levar aproximadamente de 40 minutos a 1 hora e meia, dependendo das condições.
Pronto, a massa dobrou de tamanho e já é hora de voltar a bater. Amasse e esmurre a massa, expelindo todo o ar dela, pro cerca de 1 minuto.
Modele a massa no formato que você quiser - redondo, achatado, rechonchudo ou qualquer outro - e deixe crescer mais uma vez em um local morno até dobrar de tamanho.
Agora o mais importante é não perder a confiança. Se você acha que a massa não cresceu o suficiente, deixe-a descansar mais um pouco e verifique se a temperatura do local está norma e se não há correntes de ar.
Você deve cortá-las em 4 pedaços (no meu caso, 2 pedaços e deixei o que eu não estava usando enrolado no filme para não ressecar - dica de outro chef que ajuda muito). Enrole cada porção, formando uma bola, polvilhe um pouco de farinha na superfície de trabalho e abra a massa com um rolo (sempre levando o rolo para a frente e virando 45o depois de cada passada). Deixe a massa com cerca de 3/4 cm de altura (para que cresça até 1 com de altura), sem esquecer que pizzas não precisam ser perfeitamente redondas.
Abrir a massa é bem legal. se não tiver rolo de macarrão, usa uma garrafa de vinho mesmo.
Acomode em uma folha de papel-alumínio ou em uma assadeira levemente untada e acrescente as coberturas. não é necessário deixar a massa da pizza fina crescer como você faz com o pão, por isso 10 minutos de descanso já devem bastar, e ela continuará crescendo dentro do forno.
Os recheios é você quem escolhe. Fui nos que não tem erro: uma só de queijos e a outra de presunto :)
Asse por cerca de 10 minutos a 240 graus, até que a massa fique crocante e dourada e a cobertura pareça cozida. Coma o mais rápido possível.
Pra mim funciona com Coca Zero ou vinho. Sim, sempre falo pra servir com vinho. Amo!!!
E as fotos deixam claro que se você achar a criança pra fazer com você, só tem que ligar o forno e comer... e dizer que fizeram "juntas" :)
Comentários
Postar um comentário