Risoni de Calabresa e Ervilha. Amo todo tipo de massa e depois que aprendi a fazer risoto, fiquei fã de carteirinha. Então, um "risoto" feito com massa é tudo de bom. O Risoni é um tipo de macarrão em formato de arroz. Tem gente que usa na sopa ou em saladas, mas eu gosto de usá-lo pra fazer "risoto". Fica super cremoso e o gosto é diferente. Vale variar.
Este foi inspirado na receita da Nigella - pasta risotto with peas & panceta. Como amo calabresa, já comecei mudando o ingrediente principal. Mas o restante está seguindo o original.
Aqui vai a receita como eu fiz, para 2 adultos e 1 criança (sobrou):
Ingredientes
1/2 pacote de Risoni (250gr)
1 calabresa grande cortada em cubos
1 pacote de ervilha congelada
2 colheres (sopa) de manteiga
150 gr de queijo parmesão
alho, sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Fazer
Cozinhe a massa em água fervendo seguindo o tempo da embalagem - 1 minuto. Neste caso, 10 minutos. Depois escorra, passe em água corrente para parar o cozimento e reserve.
Dá pra fazer o molho exatamente no mesmo tempo que leva para o macarrão ficar pronto. É simples. Comece refogando a calabresa com alho, sal, manteiga e um pouco de azeite. Quando a calabresa estiver ok, coloque a ervilha e 2 conchas da água que está cozinhando o macarrão (já está quente e reza a lenda que ajuda a engrossar o molho - não custa tentar, né?) e deixe cozinhar por tipo 3 minutos.
Agora junte o macarrão, o queijo parmesão, um pouco mais de azeite (tipo uma colher de sopa). Eu gosto de tudo com pouco sal, mas se quiser colocar mais, a hora é esta. Com ou sem adição de sal, refogue por mais 1-2 minutos e estará prontinho pra servir.
Eu servi com queijo parmesão ralado na hora, já que queijo nunca é demais, e suco de cupuaçu, que é maravilho!! Pra quem não conhece, esta é uma fruta bem comum no Pará, mas no Pão de Açúcar você acha a polpa o ano todo. Daí basta bater com água (1 polpa para cada 200ml de água) e nada de açúcar. Já é bem doce.
Mas quem me conhece sabe que a minha outra opção será servir com uma taça de vinho (tinto, é claro).
Comentários
Postar um comentário