Fazer comida baiana (boa) era meu objetivo número 1 quando comecei a cozinhar mais. Nunca gostei de fazer comida do dia a dia. Então cozinhar pra mim sempre foi uma boa desculpa para chamar gente e passar muuuuitas horas jogando conversa fora.
E como toda boa baiana, amo tudo da Bahia. E que forma melhor de convencer meus amigos paulistas de que comida baiana é boa (como tudo da Bahia - veja eu, por exemplo!!!) do que chamando-os para comer aqui? Mas aviso aos navegantes que nunca testo as receitas antes. Assim, se vier comer aqui algum dia saiba que é sempre um risco!!!
Então comecei com caruru, vatapá e moqueca, que é o que minha mãe sempre faz. E só alguns anos depois, quando o pessoal do marketing da Cargill estava jogando uns livros de culinária fora (que por acaso foram parar aqui na minha cozinha) é que peguei esta receita de Bobó de Camarão. E daí fiz sozinha e funcionou super.
Como sei que não dá pra ler, aí vai a receita:Ingredientes:
1kg de camarões médios
2 colheres (sopa) de suco de limão (1/2 limão)
1 colher (chá) de alho amassado
1kg de mandioca sem casca e picada
1 cebola pequena picada
1/2 maço de cheiro verde (cebolinha e coentro)
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 garrafa de leite de coco
1 pimenta dedo de moça cortada bem pequenininha
Modo de fazer:
Limpe os camarões, tempere com o suco de limão, o alho e o sal.
Lave as cascas e as cabeças dos camarões e coloque numa panela juntamente com a mandioca, a cebola e o 1/2 do cheiro verde. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até a mandioca ficar bem macia. Retire, coe e reserve o caldo. Pique a outra metade do cheiro verde e reserve.
Coloque no liquidificador a mandioca, 1/2 litro do caldo reservado e bata até obter um mingau grosso. Se necessário, junte mais caldo. Reserve.
Doure a cebola no azeite, acrescente os camarões e, assim que ficarem cozidos, retire e reserve.
Na mesma panela, incorpore a massa de mandioca, o azeite de dendê, o gengibre, o leite de coco, o cheio verde, a pimenta e o sal. Misture e cozinhe, mexendo sempre, até encorpar. Junte os camarões e assim que levantar fervura, retire.
Sirva com arroz branco e molho de pimenta malagueta (a parte!)
Este da foto ficou uma delícia (fiz meia receita) e comemos em petit comitê por causa da Covid.
Comentários
Postar um comentário