Este é o tipo do prato perfeito para cumprir o que seu nutricionista recomendou. Um pouco de proteína, carboidrato, verduras e legumes. A fruta você toma no suco e garantiu o prato colorido perfeito. Eu prefiro com um chá verde ou chá de jasmim, para manter o tema. Ou saquê gelado.
Não tenho o fogareiro, que os restaurantes normalmente usam para servir Sukiyaki então faço no fogão e levo pra mesa já prontinho. Desta vez fiz numa panela grande e daí consegui deixar tudo separadinho. Amei o resultado, tanto do visual quanto do sabor!
A receita que usei como base é do site @tudogostoso, que também é bem legal.
Vejam que fora o mise en place (significando lavar e cortar tudo), a preparação do Sukiyaki é rápida e super fácil. Mas melhor achar um sous chef nesta hora porque olha só quanto ingrediente usei :)
Carne, cebolas, shimeji, shitake, acelga, cebolinha, tofu, gengibre, macarrão para udon, shirataque (macarrão para sukiyaki fresco, já cozido), moyashi (o famoso broto de feijão) e brócolis. Compro 1 de cada e divido em 2 vezes, já que só somos 3 pessoas por aqui.
Mas a lista é só do que eu usei, na verdade os legumes você pode colocar o que quiser, mas não esqueça que tem que caber tudo na sua panela de uma única vez.
Não sei se nesta foto fica bem claro, mas a carne é cortada quase da espessura de uma folha de papel. Não tente fazer em casa (tentei e não deu certo), mas em lojas de produtos japoneses você já compra cortadinha e separada, congelada. Basta tirar do freezer 20 minutos antes de começar a cozinhar.
Quanto tiver na loja de produtos japoneses, aproveita para comprar os macarrões e o saquê mirim, ou o molho pronto para Sukiyaki, o que não recomendo, porque feito é bem melhor e é só colocar tudo na panela e cozinhar. Você consegue!!! Se não tem loja japonesa perto de você, usa macarrão para yakisoba e vamos nessa. A mesma coisa não vai ficar, mas dá pro gasto.
A panela de trás é a do molho. Aqui, coloquei 1/2 copo de shoyo, 1/4 de copo de saquê, 1/4 de copo de saquê mirim, próprio para culinária, sem álcool, que em tese fica mais suave. Dica dos japoneses - quem sou eu parar contestar?
Fazer é super simples, comece refogando a carne com alho, em fogo alto, depois baixe o fogo para médio vá acrescentando os ingredientes um a um, sem misturá-los, dos mais duros aos que precisam ficar no fogo menos tempo. Eu deixo refogar 2 minutos entre cada etapa, com a panela tampada.
Depois de colocar a carne, coloque nesta ordem: cebolas, brócolis e acelga. Agora acrescente um pouco de óleo de gergelin e o gengibre ralado.
Então coloque os cogumelos e o molho. Refogue por 2 minutos, com a panela tampada.
Acrescente o moyashi e refogue.
Agora é a vez do tofu, cortado em cubinhos, que não precisa cozinhar muito. Sim, a cada ingrediente fica mais difícil colocar tudo na panela, separadinho.
Acrescente então os macarrões pré-cozidos e cebolinha picada e deixe por 2 minutos, já com o fogo desligado. Cozinhe o udon por 4 minutos apenas e o shiratake já está pronto.
Sirva com arroz japonês, cozido apenas em água, sem nada (nem sal). Se você tiver o fogareiro (e for um batalhão de pessoas), vai acrescentando o molho e os ingredientes na mesa mesmo, quando a primeira leva acabar. Se for um grupo pequeno, como aqui em casa, vai usar 1/2 do ingrediente no almoço e a outra 1/2 no jantar. Faz na hora que fica mais gostoso.
Meu namorado ainda usa mais uma tigela para colocar um ovo cru, que mistura no bowl dele. Eu não curto, mas é uma tradição.
Kanpai!!!! Que seria o nosso "Saúde!!", mas que significa literalmente "seque o copo":)
Comentários
Postar um comentário