Bife à Parmegiana

Eu sempre achei que bife à parmegiana fosse um prato Italiano porque é em cantinas que sempre como ele. Mas apesar da influência Italiana no prato, na região de Parma fazem algo como isso, só que com beringela. Assim, o bife à parmegiana é um prato brasileiríssimo!!!!

A receita que usei foi da @ritalobo. Vocês vão ver este nome se repetir mil vezes por aqui. Se tiverem em dúvida, procura por Rita Lobo ou Panelinha que não tem erro. Tem de tudo, com passo a passo detalhado e sem ingredientes muito exóticos.

https://www.panelinha.com.br/receita/Bife-a-parmegiana?fbclid=IwAR3Gy5YufdPedD5b453DYDhmFI8wHCPZyggACTsXyDMTqobM_Anfa3LsgME

Ingredientes

  • 2 bifes de filé mignon (com cerca de 1 cm de espessura)
  • ⅔ de xícara (chá) de molho de tomate caseiro
  • 4 fatias de muçarela
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1 ovo
  • 2½ xícaras (chá) de óleo para fritar
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • queijo parmesão ralado a gosto para gratinar

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Coloque o molho numa tigela e leve para rodar no micro-ondas por 1 minuto apenas para aquecer.

Num prato fundo, quebre o ovo e bata com um garfo. Separe dois pratos rasos; coloque a farinha de trigo em um e a farinha de rosca no outro. Forre uma travessa com papel toalha.

Numa frigideira com borda alta, coloque o óleo e leve ao fogo médio para aquecer. Para saber a temperatura do óleo, mergulhe um palito de fósforo no óleo ainda frio - quando acender é sinal que está na temperatura certa para fritura.

Enquanto o óleo aquece, empane os bifes: tempere com sal e pimenta a gosto; passe os bifes primeiro pela farinha de trigo e bata com as mãos para retirar o excesso; em seguida passe pelo ovo batido e deixe escorrer bem; por último, passe pela farinha de rosca e pressione com a mão para cobrir bem toda a superfície.

Com cuidado, coloque um bife de cada vez no óleo quente e deixe cerca de 40 segundos até dourar um dos lados. Com a escumadeira, vire o bife para dourar o outro lado. Transfira para a travessa forrada com papel-toalha e frite o outro bife.

Num refratário individual coloque um pouco do molho de tomate apenas para cobrir o fundo. Disponha um bife, cubra com duas fatias de queijo muçarela e regue com mais um pouco do molho. Polvilhe com queijo parmesão ralado e repita com o outro bife (se preferir, monte os dois filés num só refratário, um ao lado do outro).

Leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe gratinar por 5 minutos em temperatura alta. Sirva a seguir.

Toda cantina em que comi bife à parmegiana ele veio ccom arroz e batata frita. Assim, não podiam faltar estes acompanhamentos por aqui também.

Mas visto que este é um prato de um milhão de caloria, resolvi fazer a batata frita-assada.

Vou bater a real e explicar que compro batata congelada McCain, própria para ir ao forno.

Coloco o forno para esquentar por 10 minutos. Enquanto isso, espalho as batatas na assadeira, rego com um fio de azeite, uma colher de chá de páprica picante e sal. Depois 20 minutos no forno. Desligo e deixo no forno enquanto ponho a mesa. Depois é só servir.

Neste caso, coloquei a parmegiana e a batata juntas no forno e tudo ficou pronto no mesmo segundo.

Tomei com Coca-Cola zero, mas pra quem gosta de suco, este é de acerola.

Como só bato a polpa no liquidificador com água (2 polpas para 500ml de água), não tive a cara de pau de colocar na sessão "bebidas", mas fica a dica.


Comentários