Este é o meu rigatoni com shitake, tomate cereja e mussarela de búfala. Ele é especial porque é a receita que fecha os 500 dias de comidas e histórias da pandemia. Nos próximos dias vou ter que achar um novo hobbie... ou, pra dá a real, vou continuar cozinhando muiiiito, mas vai ter que ficar em um outro blog, se for o caso :)
Claro que daria para fazer este prato com qualquer macarrão curto (que combina mais com "molho" pedaçudo que os macarrões longos), mas uma amiga sugeriu variarmos os tipos e agora sempre compro um diferente no supermercado.
Faz isso e vai descobrir que tem tipo mil tipos diferentes, não é só fusili, penne e farfalle, como eu, inocente, acreditava até o dia destes. O rigatoni mesmo tem de diferentes espessuras e até comprimento. Os pratos ficam com uma cara diferente e muda o gosto sim.
O fundamental aqui é seguir o número de minutos de cozimento que está no pacote senão vai ficar crú ou molenga e ninguém merece comer macarrão ruim. Na verdade, se ainda for colocar no molho você tem que desligar o fogo 1 minuto a menos do que fala a embalagem.
Então, começando do começo, coloque bastante!!!!! água pra ferver (o ideal é 1 litro por 100 gramas, mas haja panela... e gás... então, uma panela grande está ok) e coloque o macarrão quando a água estiver fervendo. Eu sempre faço meio pacote (250gr), que dá pra gente (2 adultos e 1 criança. Nem sempre sobra).
Como este foi um dos últimos que fiz, ainda tenho a embalagem. Olha aí que tem que cozinhar por apenas 5 minutos para ficar ao dente, ou seja, com 4 minutos desliga o fogo, escorre e dá um banho de água fria para parar o cozimento.
Então, na mesma panela, pra evitar sujeira desnecessária, coloca azeite a gosto, uma colher de alho (compro aquele já ralado que é mais fácil) e os cogumelos limpos e cortados (se for sortuda como eu vai achar quem faça isso pra você enquanto a água do macarrão estava fervendo, senão, paciência, faz você mesmo) e refoga por 2 minutos.
Acrescenta o macarrão, tipo 12 tomates cereja cortados em rodelas e 1/2 pacote de mussarela de búfala cortada em 4 partes - use o mesmo ajudante se puder. 1 minuto e é hora de servir.
Este outro fiz com farfalle e usei parmesão (ralado, no prato mesmo) ao invés da mussarela de búfala.
Comentários
Postar um comentário