Tem coisa melhor que festa junina (sim, tem que ser em juNho)?
Faltou a fogueira, que não tem como em apartamento, mas é claro que a decoração estava presente.
Na comilança, cada integrante do arraiá escolheu seu prato favorito. Para FLA, um suuuuuper balde de pipoca, que ela garante que é comida típica de São João. Para a CLA, canjica (é assim que fala mesmo, não chama curau), amendoim COZIDO e licor de genipapo (os conhecedores conhecerão). E para o FA, arroz doce.
O super balde de pipoca fizemos em 10 minutos. É super importante ter um super balde!!!! E que combine com a decoração, claro :) Depois basta pegar 2 pacotes de pipoca Yoki manteiga de cinema (outro tipo não vai dar o mesmo resultado, confie na gente, que somos expert em pipoca) e seguir as instruções. Detalhe: tem que fazer na hora de comer. Que me perdoem as pessoas que comem pipoca fria, mas realmente não é a mesma coisa!!!

A receita do Curau é super fácil. Para esta quantidade (beeem pouquinho) usei 6 espigas de milho (de verdade), mas segui o resto da receita do panelinha, pra variar/ como sempre :)
Ingredientes
- 4 espigas de milho (cerca de 3 xícaras (chá) grãos debulhados)
- 2 xícaras (chá) de leite
- ¾ de xícara (chá) de açúcar
- canela em pó a gosto para polvilhar
Modo de preparo
Descarte a palha, o cabelo e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Para debulhar as espigas: na tábua (ou dentro de uma assadeira grande), apoie a espiga de milho de pé e com uma faca corte os grãos de milho para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho).
No liquidificador, bata o milho com o leite até triturar bem. Sobre uma panela, passe o leite batido por uma peneira, pressionando com as costas de uma colher para extrair bem todo o líquido – descarte o bagaço.
Misture o açúcar, leve ao fogo médio e mexa com um batedor de arame até começar a ferver. Abaixe o fogo e continue mexendo por mais 5 minutos, até formar um creme grosso – o curau engrossa de repente, se começar a empelotar ou grudar no fundo da panela, retire do fogo e mexa vigorosamente com o batedor.
Com uma concha, distribua o creme em seis tigelas individuais e leve para a geladeira. Deixe esfriar por pelo menos 1 hora. Sirva polvilhado com canela em pó.
Meu toque foi incluir 1 pitada de sal e 1 pau de canela enquanto estava cozinhando (tira na hora de colocar no prato) e não se iluda, gasta tipo 20 minutos para cozinhar e não cinco como está no site. Não pare de mexer nem um segundo porque senão fica tudo embolado. Pra saber se está no ponto, põe um pouquinho num prato e espera 30 segundos. Se endurecer, está no ponto. Também coloquei um pouco menos de açúcar, mas eu sempre acho tudo doce demais... bom saber.
Se não comer tudo na hora (duvido) guarde na geladeira por 1-2 dias.
500gr de amendoim dá para 4 a 5 pessoas. Pode guardar na geladeira por tipo 2 dias.

O licor de jenipapo comprei, mas já fiz muito quando era criança. Super fácil também. Só que leva um ano de "molho". Por isso, aproveita a desculpa pra tirar uns dias de férias, acha alguém no interior da Bahia (que faz em casa!!!) e traz no voo. Dura pra sempre.
E se sua mãe te der uma licoreira de cristal como esta, fica chique demais!!!
O arroz doce nunca tinha feito. Usei como base a receita do Tudo Gostoso (https://www.tudogostoso.com.br/receita/10592-arroz-doce-cremoso.html), que o nome já diz tudo. Amo. Ficou legal mas muito doce. Não sei onde você vai usar o leite condensado, mas 1 lata é muuuuuito. Também dispensei a baunilha. Não tinha "de verdade" e os extratos acho artificiais demais. Comida de verdade, baby!!!

Ingredientes
- 1 1/2 xícaras arroz
- 2 1/2 xícaras água
- 5 xícaras de leite
- 2 colheres de baunilha
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite
açúcar a gosto- canela em pó
ou em lascas
Modo de preparo
Coloque a água o arroz e a canela e deixe ferver até secar a água.
Após coloque o leite, a baunilha, o açúcar e o leite condensado, mexendo sempre.
Deixe ferver por 15 minutos e coloque o creme de leite, mexa.
Ferva por mais 5 minutos e pronto.
Polvilhe com canela.
Pode ser servido quente ou frio conforme o gosto.
Aqui sobrou, mas coloquei na geladeira e fomos comendo devagar e sempre. Não mudou o sabor nem a textura.
Lembra que a comilança é só a desculpa pra se divertir!!!!
Adorei a dica do licor... rsrsrs... dica memorizada!!!!
ResponderExcluirAdorei o texto e as fotos! na primeira parece que vc tá pendurada no teto!
ResponderExcluirquase...
Excluir