Risoto de cogumelos com mascarpone e azeite trufado (dia das mães e aniversário)

Este Risoto de Cogumelos com Mascarpone e Azeite Trufado definitivamente é um prato de festa!!

Dia das Mães 2024!

Desde o natal que estava querendo comprar azeite trufado e fazer algo com ele, mas só no dia das mães foi que achei o prato ideal para usar o ingrediente que eu queria (sim, sou doida assim 😂). Minha filha me deu um livro maravilhosos de presente de dia das mães e claro que tive que inaugurar de imediato, né?

E como ficou maravilhoso, teve repeteco no meu aniversário, desta vez servido com filé mignon suino. Todos aprovaram!!!

Agora segue transcrição da receita com minhas modificações, em azul, para facilitar a identificação.

Ingredientes (fiz a receita dobrada, para 4 pessoas)

  • 15g de cogumelo porcini seco  não achei no supermercado então simplesmente eliminei da receita
  • 25g de manteiga usei 3 colheres, sendo 1 para reforgar o cogumelo, 1 para refogar a cebola e outra para finalizar o risoto
  • 1 cebola pequena picada finamente
  • 175g de arroz arbório usei 2 xícaras, dá para 4 pessoas
  • 100ml de vinho branco ou espumante rosé, já fiz com os dois e dá certo dos dois jeitos, nem altera a cor. eu sempre uso o que eu for beber no dia (lembrando que se o vinho for tinto, e o risoto for claro, como este, ficará rosado. eu não ligo, mas a galera da minha casa reclamou)
  • 500-600 ml 1.2 litros de caldo quente de legumes ou frango
  • 225g de cogumelos variados (como cogumelo paris e shitake, usei exatamente estes e ficou perfeito, 250g de cada) fatiados 
  • 1 colher (sopa) de estragão picado finamente uma vez simplesmente eliminei e da outra vez usei salsinha. não senti diferença no sabor.
  • 25g 50g de parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de mascarpone usei 1 colher (sobremesa, cheia) por prato
  • 1-2 colheres (chá) de azeite trufado por prato (não colocar demais senão fica enjoado)
  • sal e pimenta do reino


Como fazer

Hidrate o porcini em 150ml de água fervente por 30 minutos. Escorra, reserve o líquido e pique.

Troquei a ordem, então vai na ordem que fiz. Aqueça 1 colher de mateiga e 1 fio de azeite (para não queimar a manteiga) restante em uma frigideira grande e frite os cogumelos até dourarem; tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.


Em uma Na mesma panela, derreta metade da 1 colher  manteiga em fogo médio, junto com 1 fio de azeite, e refogue a cebola por 5-8 minutos, até ficar macia. Junte o arroz e toste por 2 minutos. Acrescente o vinho e deixe borbulhar, mexendo até evaporar. Adicione o porcini e o líquido em que foi hidratado e mexa para incorporar.

Despeje uma concha de caldo de cada vez, mexendo e esperando que o arroz absorva a maior parte do líquido antes de acrescentar mais (1 concha de líquido a cada 1.5 minutos). O processo deve levar 20 minutos. Quando o arroz estiver al dente, apague o fogo - pode não ser necessário usar todo o caldo.

Aqueça a mateiga restante em uma frigideira grande e frite os cogumelos até dourarem; tempere com sal e pimenta do reino. Adicione metade os cogumelos ao risoto, junto com 2 colheres (chá) de estragão. Espalhe o parmesão, tampe e reserve por 5 minutos.


Mexa e distribua entre os bowls. Finalize com os cogumelos e o estragão restantes, uma colherada de mascarpone, um fio de azeite e pimenta do reino.

Niver 5.1 Clarisse


Comentários