Meu namorado Fabio chegou em casa cheio de goiabas vermelhas e sugeriu que eu fizesse um doce de goiaba. Quiz fazer algo diferente e dei de cara com esta receita de Papilote de Goiaba da @ritalobo (https://panelinha.com.br/receita/papilote-de-goiaba). Daí claro que tive que testar.
Vou ser sincera: claro que comemos, mas ficou bem sem graça. Não repetiria. E porque raios coloquei aqui? Porque a ideia é escrever sobre o que estou fazendo, dando certo ou não, gostando ou não. Quem sabe você não gosta?
Fora isso, uma coisa é certa: é fácil de fazer e é algo diferente. Só por isso, já vale estar aqui (falando a geminiana em mim).
Então, segue o passo a passo.
Ingredientes
- 2 goiabas vermelhas maduras usei 4 goiabas e fiz um papilote por goiaba
- 1 colher (sopa) de mel
- ½ colher (chá) de manteiga
- 1 colher (sopa) de água
- 1 rama de canela
Modo de fazer
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Com o descascador de legumes (ou uma faca bem afiada), descasque as goiabas, com cuidado para manter o formato da fruta bem redondinho. Corte cada goiaba ao meio e, com uma colher de sobremesa, retire o miolo com as sementes – você pode reservar esta parte da polpa na geladeira e preparar um suco. Corte cada metade da goiaba ao meio novamente.
- Para montar o papilote: sobre um prato fundo, coloque um pedaço de papel-alumínio de cerca de 40 cm com a parte brilhante para cima. Disponha os pedaços de goiaba no centro, junte o mel, a manteiga, a água e a canela. Levante as extremidades do papel e vá dobrando as pontas para formar uma trouxinha bem vedada – assim os líquidos do vapor não escapam.
- Transfira o papilote para uma assadeira e leve ao forno para assar por 15 minutos – nesse tempo as goiabas vão ficar macias e formar uma caldinha.
- Retire do forno e, com uma tesoura, abra a trouxinha com cuidado para não se queimar com o vapor. Sirva as goiabas com a calda que se formou no papilote. Fica uma delícia com creme batido, creme inglês, cuscuz de tapioca e sorvete.
Por aqui servi com sorvete.
Comentários
Postar um comentário