Minha amiga de vida inteira @Katia me falou que havia comido uma carne maravilhosa na Alemanha mas que não lembrava o nome. Como amo cozinhar e morei em Sttutgart e Klagenfurt (na Áustria, mas com o mesmo tipo de comida), ela me perguntou se eu conhecia. Revirei mil livros e no fim foi ela quem achou a receita do Rahmschnitzel, que em tradução livre é 'carne de porco com molho branco de cogumelos'.
Mas folheando meu livro de receitas alemão, super chique, com receitas em alemão, francês e inglês, encontrei o acompanhamento perfeito - Schupfnudeln, que na minha tradução é 'massinha' ou 'um tipo de nhoque', com cebolas caramelizadas.
Chamei 6 amigos, já que na minha mesa cabem 8 pessoas, e completamos o almoço com salsichões de entrada (só ferver e servir com mostarda escura), Apfelstrudel (comprado mesmo, mas excelente!) de sobremesa, além de cerveja Weiss para acompanhar e um shot de Jägermeister. Tomamos Capis Coffee, que trouxe do Peru, fora do tema, mas bem interessante 😎
Deu trabalho porque são muitos passos, mas as duas receitas são fáceis e ficam deliciosas. Vale a pena tentar!!
Vou começar pelo Schupfnudeln, que leva mais tempo e dá mais trabalho.
A foto da receita é só pra mostrar que é a história do livro de receita é verdade. Mas como não dá para ler, vou colocar aqui, já em português. Como eram 8 adultos + 1 adolescente, fiz 1 receita e meia e sobrou só um pouquinho para meu jantar.
- 500gr de batatas cozidas
(de preferência de 1 dia atrás) - 500gr de farinha
- 1 ovo
- 2 cebolas
- 1 colher (chá) de noz moscada
- sal a gosto
- 100gr manteiga ou óleo (para fritar, fiz aos poucos, sem colocar uma massa sobre a outra, e colocava meia colher de manteiga + um pouco de azeite por batelada)
500gr de sauerkraut crucomo não gosto, não coloquei, e acho que não fez falta
Amasse a batata com um espremedor de batatas (usei um manual, que deixa elas mais rústicas), misture com a farinha, o ovo, a noz moscada e o sal até formar uma massa.
Forme o nudeln. Viram que o formato na foto da receita é compridinho, mas fiz redondinho, tipo nhoque, que era mais fácil e mais rápido. Mas confesso que o original ficou mais bonitinho.
Cozinhe em água fervendo até que suba a superfície.Remova com um skimmer e coloque num prato para secar.
Enquanto isso, corte as cebolas e refogue com manteiga (+ um pouco de azeite para não queimar). Acrescente o sauerkraut e refogue até ficar macio.
Coloque o nudeln e refogue, mexendo constantemente, até ficar dourado. Neste momento acrescentei sal e noz moscada também. Depois é só servir!
O Rahmschnitzel é fácil de fazer, mas como tinha 2kg, gastei um tempão no fogão. Fica a dica, faz para 2 pessoas apenas :)
A receita original está em inglês (https://www.allrecipes.com/recipe/284259/rahmschnitzel-german-schnitzel-in-creamy-mushroom-sauce/) então já vou colocar aqui traduzida.
- 3 escalopes de vitela (usei filé mignon suino, a conta é 200gr por pessoa)
- 1 limão médio (suco)
- 1/2 xícara de farinha de trigo
- 1 1/4 colher (chá) sal
- 1 1/4 colher (chá) pimenta do reino
- 1 colher (chá) páprica
- 1/4 colher (chá) noz moscada
- 1/4 xícara manteiga
- 1/2 xícara de vinho Riesling
- 1 pacote de cogumelos frescos cortados em tirinhas (usei Paris e Portobello)
- 2 colheres de cebolinha (usei 1 pacote inteiro, já que tinha muita carne, mas ficou mais verdinho que a receita)
- 2/3 xícara de creme de leite fresco
Comentários
Postar um comentário