Sopa de Feijão com Macarrãozinho

Já falei que amo sopa, né? E Sopa de Feijão é uma das minhas (boas!!!) lembranças de criança. A única diferença é que minha mãe fazia com feijão carioca e agora sempre faço com feijão preto, que é o favorito da minha filha.

Como não gosto de comida congelada, aqui Sopa de Feijão é sempre um prato casado: fazemos feijão pra comer no famoso churrasco de apartamento e aproveitamos a leva da panela de pressão (que morro de medo de usar) para já fazer feijão suficiente também para uma sopa, independente se estamos no verão ou no inverno.

Vou colocar aqui a receita do @panelinha, tanto pro feijão ( https://www.panelinha.com.br/receita/Feijao-caseiro) - que aqui em casa é a Rosa que faz - como pra sopa (https://www.panelinha.com.br/receita/sopa-feijao-com-macarrao). Estas receitas estão aqui pra quem gosta de medidas, mas como é um prato corriqueiro, normalmente ela faz tudo no olho mesmo.

Segue passo a passo com o que ela muda normalmente.

Feijão Caseiro

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de feijão carioca (ou rosinha). Por aqui 99% das vezes é feijão preto.
  • 4 xícaras (chá) de água

Modo de Fazer

  1. Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água - se algum boiar, descarte.
  2. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período - o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto. Coloco sempre a noite e troco a água pela manhã, depois do café.
  3. Tempere apenas na hora de usar. Pra quem gosta de congelar, congele sempre sem tempero.

Sopa de Feijão com Macarrão

Ingredientes

  • 1 ½ xícara (chá) de feijão cozido e temperado (com caldo)
  • 1 xícara (chá) de macarrão fusilli (ou outra massa curta de grano duro). Eu amo macarrão de letrinhas ou aqueles de conchinha bem pequenininhos. 
  • 1 cebola
  • ½ cenoura
  • 1 talo de salsão
  • 2 dentes de alho
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • sal a gosto

Modo de Fazer

  1. Descasque e passe a cenoura pelo ralador. Lave, seque e pique o salsão em cubinhos. Descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.
  2. Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, acrescente a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 5 minutos até dourar. Junte a cenoura, o salsão e refogue por 3 minutos até murchar. Adicione o alho e mexa por mais 1 minuto para perfumar.
  3. Acrescente o feijão cozido ao refogado, regue com 1 xícara (chá) da água e misture bem. Mantenha em fogo médio apenas para o feijão aquecer, por cerca de 3 minutos – assim fica mais fácil de bater.
  4. Transfira o feijão quente com o refogado para o liquidificador e bata até ficar liso (se preferir uma sopa com mais texturas, você pode deixar parte dos grãos inteiros). Normalmente bato 100% do feijão, mas não bato muito, daí fica com textura. Atenção: segure a tampa com um pano para evitar que o vapor quente empurre e abra a tampa. Se preferir, bata a sopa com um mixer dentro da panela. 
  5. Volte o caldo de feijão batido para a panela, junte o restante da água leve ao fogo alto. Assim que ferver, diminua o fogo para médio, tempere com sal e cozinhe por 5 minutos, para incorporar os sabores. 
  6. Eu normalmente faço esta parte de manhã, quando fiz o feijão para o almoço. Deixo na panela, e também já faço o macarrão. Cozinha 1 xícara em 1 litro de água, 1 minuto a menos que o descrito na embalagem, escorre, passa uma água fria para parar o cozimento, coloca 1 colher de azeite e deixo numa "tupperware" genérica :)
  7. Daí, na hora de servir, aqueça a sopa e quando estiver fervendo, coloque o macarrão e deixe por mais 1 minuto.


Sirva com pão fatiado. Eu uso o que tiver sobrado do café da manhã, mas se for comprar, compro italiano.

A bebida: um suquinho. O da foto é de uva, de polpa. Uso 2 polpas para 500ml de água. Só abrir, juntar a água e bater no liquidificador. Sou daquelas que compro 2 de cada uma que tem na gôndola, a cada vez que vou no supermercado. Alguém ainda não sabe que sou de gêmeos e gosto de mudar tudo, sempre?


Comentários