Macarrão com molho de couve flor e queijo

Eu sempre busco receitas que incorporem legumes, porque se deixar no meu automático, não coloco legumes e verduras no cardápio. Daí, quando vi a Rita Lobo incorporando couve flor no mac&cheese, tive que fazer a minha versão de Macarrão com molho de couve flor e queijo inspirada na dela.



Aqui a receita original - https://www.panelinha.com.br/receita/macarrao-molho-couve-flor-gratinado - e as modificações que fiz.
Ingredientes
  • ½ couve-flor grande (cerca de 400 g)
  • 4 xícaras (chá) de macarrão do tipo rigatoni (cerca de 300 g)
  • 1 xícara (chá) de queijo minas padrão ralado grosso. Usei parmesão.
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 3 folhas de louro
  • 4 ramos de tomilho-limão não tinha no supermercado.
  • sal a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  1. Modo de Preparo

  2. Retire as folhas e corte a couve-flor em fatias de 2 cm (com o talo) no sentido do comprimento — nesta receita, vamos usar os talos e os floretes. Não se preocupe em fazer cortes perfeitos; a couve-flor será cozida e depois batida no liquidificador. Transfira os pedaços para uma tigela, cubra com água e lave bem. Deixe escorrer o excesso de água numa peneira enquanto separa o restante dos ingredientes.  
  3. Descasque e corte a cebola em meias-luas finas. Descasque e corte o alho em lâminas finas.
  4. Numa panela grande, coloque a couve-flor, a cebola e o alho. Cubra com o leite, junte o louro, o tomilho e tempere com 1 colher (chá) de sal e noz-moscada a gosto. Leve ao fogo médio com a tampa entreaberta por cerca de 10 minutos, até ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, ou até que a couve-flor fique bem macia — espete com um garfo para verificar. 
  5. Com uma pinça, retire o louro e o tomilho e transfira a couve-flor com o leite para o liquidificador. Bata até formar um molho liso e cremoso. Prove e ajuste o sal. Reserve.
  6. Preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média). Unte com manteiga um refratário de 30 cm x 20 cm (ou que comporte 2,5 litros).
  7. Leve uma panela grande com 3 litros de água ao fogo alto (pode usar a mesma panela de cozimento da couve-flor!). Quando ferver, misture 1½ colher (sopa) de sal, adicione o macarrão e deixe cozinhar por 5 minutos a menos que o tempo indicado na embalagem — o macarrão deve estar ainda cru no centro; ele vai assar e terminar de cozinhar com o molho no forno. Enquanto isso, prepare a farofinha da cobertura. Fiquei com preguiça, daí além de incluir o queijo no molho, depois de batido no liquidificador, coloquei mais queijo em cima, pra gratinar, mas no link da receita original você encontra como fazer a farofinha.
  8. Reserve 1 xícara (chá) da água do cozimento e passe o macarrão pelo escorredor. Volte o macarrão para a panela (sem água) e acrescente o molho de couve-flor. Misture delicadamente, adicionando aos poucos a água do cozimento reservada para deixar o molho mais fluido. Cerca de ½ xícara, pelo menos, será necessário — lembre-se de que o molho engrossa um pouco mais no forno; se já estiver cremoso, o macarrão poderá ficar ressecado. Misture o queijo ralado e transfira para o refratário. 
  9. Cubra com a farofinha e leve ao forno para gratinar por cerca de 15 minutos.

Gostei, mas acho que a farofinha fez falta. Se fizer novamente, faço a receita completa.
Servi com uma bela taça de vinho, que deixa tudo ainda melhor. Uma amiga veio almoçar aqui neste dia e aprovou.



Comentários