Esta foi uma das minhas primeiras aventuras em sobremesa na pandemia. E foi um desastre.
Todo mundo sabe que eu amo a Rita Lobo. E quando vi ela fazendo este bolo, resolvi comprar o bolo (um mini) e começar apenas pela Cobertura de Glacê - pra impressionar, já que achei que era mais fácil. Mas me ferrei.
Ficou doce demais e não ficou branquinha de jeito nenhum. Só tenho uma coisa a dizer: pelo menos foi barato.
Olhando a receita (https://www.panelinha.com.br/receita/Bolo-de-laranja) parece que não tem como dá errado, mas deu!!
Segue a receita original, caso queira tentar. Está aqui para provar que cozinhar nem sempre dá certo. Mas não desanimo não, já fiz outras sobremesas deliciosas - dá uma olhada nesta categoria que vale a pena!!
INGREDIENTES
- 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- 1 ½ colher (sopa) de caldo de laranja coado
20 flores de mel comestíveis para decorar. Ainda bem que não comprei as flores, que era o item caro :)- 3 pedaços de casca de laranja cristalizada para decorar
MODO DE PREPARO
Antes de preparar o glacê, corte a base do cabinho das flores de mel e separe os ramos em 2 buquês menores (assim a decoração fica mais delicada). Corte a casca de laranja cristalizada em pedaços pequenos, de cerca de 0,5 cm.- Sobre uma tigela, passe o açúcar de confeiteiro pela peneira – assim é mais fácil de dar o ponto no glacê e ele fica bem lisinho.
- Adicione 1 colher (sopa) do caldo de laranja e misture bem. Vá adicionando o restante do caldo aos poucos, até dar o ponto – a quantidade de líquido total usada na receita pode variar de acordo com a marca do açúcar de confeiteiro e até a umidade do ar. Mexa bem a cada adição, no início pode parecer que está muito duro, mas é assim mesmo. A textura deve ser de uma pasta grossa.
- Leve a tigela ao micro-ondas para rodar por 15 segundos, em potência média – dessa forma o glacê fica fluido sem ser diluído, ideal para ser aplicado no bolo. O resultado é aquela cobertura branquinha perfeita que não escorre totalmente. Retire do micro-ondas e mexa bem. Volte ao micro-ondas para rodar em etapas de 5 segundos extras até atingir a consistência de uma gemada – ao levantar uma porção da colher o glacê não deve afundar rapidamente no restante da tigela.
- Com uma concha vá derramando o glacê sobre o bolo aos poucos, para que caia de maneira uniforme cobrindo o topo e parte da lateral do bolo.
Disponha as flores e os pedaços de casca de laranja sobre o glacê ainda úmidoe deixe secar completamente antes de servir – isso leva cerca de 20 minutos.
Comentários
Postar um comentário