França. Brandade de Bacalhau

Brandade de Bacalhau é meu prato preferido do @adegasantiago então, é a versão deles que vou usar - com couve sim!!! Talvez algum amigo de descendência francesa vá reclamar, mas sinto muito - assim fica bem melhor 😀


Na pandemia, quando os restaurantes estavam fechados, resolvi fazer em casa. Daí peguei a receita do @panelinha como base (só pra variar) e acrescentei a couve como 1a camada e finalizei gratinada, com queijo parmesão, como fazem no @adegasantiago. Ficou simplesmente perfeito!!!

Como sempre, aqui vai a receita original, e deixei as mudanças que fiz em verde, pra facilitar a vida de vocês. Mas confiem, a minha versão ficou deliciosa!

INGREDIENTES
  • 500 g de bacalhau salgado em lascas (desfiado)
  • 4 batatas (600 g)
  • 1/2 maço de couve, em tiras
  • 2 dentes de alho
  • ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • sal a gosto
  • noz-moscada ralada na hora a gosto
  • raspas de limão-siciliano a gosto (opcional) tem que ter, na mesa, principalmente se tiver visita, pra gastar meu ralador alemão chiquéeeeerimo de raspas de limão.

MODO DE PREPARO

  1. No dia anterior ao preparo, faça a dessalga do bacalhau: coloque o bacalhau numa tigela grande e cubra com água. Cubra com um prato e leve à geladeira por 12 horas. Durante esse período, troque a água no mínimo 4 vezes. Eu coloco a água, troco na hora de dormir, quando acordar e antes de começar a preparar. Dá e sobra :)
  2. Descasque e corte as batatas em 6 pedaços — as menores corte em quartos — transfira para uma panela média e cubra com água. Com a lateral da lâmina da faca, amasse os dentes de alho e descasque. Adicione os dentes de alhos às batatas, junte 1 colher (chá) de sal leve ao fogo alto. Assim que começar a ferver, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, ou até as batatas ficarem macias — espete com um garfo para verificar o ponto, evite deixar a batata cozinhar demasiadamente para não terminar com um purê aguado.
  3. Assim que estiverem cozidas, escorra a água das batatas. Sobre uma tigela, passe os pedaços (e os dentes de alho) ainda quentes pelo espremedor e reserve (se preferir, utilize um amassador de batatas). Escorra a água do bacalhau dessalgado — é importante tirar bem o excesso de água, pois o bacalhau será refogado.
  4. Passe um pano limpo (ou papel-toalha) na panela e volte ao fogo médio — nem precisa lavar. Quando aquecer, regue com o azeite, junte o bacalhau dessalgado e refogue por cerca de 5 minutos, mexendo bem com uma espátula para desmanchar as lascas em pedaços menores e o bacalhau ficar cozido.
  5. Tire o bacalhau da panela e refogue a couve na mesma panela (pra "pegar o gosto") com um pouco mais de azeite e uma pitada de sal. Retire da panela e reserve.
  6. Devolva o bacalhau para a penela, abaixe o fogo e acrescente o purê de batatas, mexendo bem para incorporar. Acrescente o creme de leite, tempere com noz-moscada e misture delicadamente, até formar um purê cremoso. Desligue o fogo, prove e ajuste o sal.
  7. Numa travessa que vá ao forno, coloque uma camada de couve e cubra com a brandade. Coloque queijo parmesão e leve ao forno para gratinar.
  8. Sirva a brandade regada com mais azeite, raspas de limão siciliano e torradas vinho

Comentários