Quibebe Desconstruído

Para fazer um Quibebe Desconstruído, fiz um purê de abóbora e coloquei a cane do sol com o feijão de corda. A verdade é que nem precisava do arroz, mas amo. Fiz integral para ficar light de todo :)


A receita do Purê de abóbora, que aqui ela chamou de Quibebe, foi do @panelinha, que me inspirou a comer comida nordestina neste dia. https://www.panelinha.com.br/receita/quibebe

INGREDIENTES
  • 1 kg de abóbora de pescoço
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (chá) de sal

MODO DE PREPARO

  1. Descasque e corte a abóbora em pedaços médios de cerca de 2 cm. Descasque e pique fino os dentes de alho.
  2. Leve uma frigideira grande (ou panela) com o azeite e o alho ao fogo médio – isso diminui a chance de queimar o alho. Refogue por 1 minuto, só para perfumar.
  3. Junte os cubos de abóbora, tempere com o sal e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, por cerca de 10 minutos ou até a abóbora começar a ficar macia. Tampe a frigideira e deixe a abóbora cozinhar abafada, por 5 minutos – ela vai soltar líquido e ficar bem macia, quase desmanchando.
  4. Retire a tampa e mexa por mais alguns minutos, pressionando com as costas da colher de pau, para desmanchar os pedaços de abóbora. Desligue o fogo e sirva a seguir. 

Já o Feijão de Corda com Carne de Sol foi sem receita oficial, mas vejam aí o passo a passo. Cozinhe o feijão apenas com água até ficar cozido, mas durinho (se for na panela de pressão, quando ferver, deixe entre 3 e 5 minutos). Enquanto isso, refogue a carne de sol desfiada (não esqueça de desalgar) com cebola picada e azeite. Junte então com o feijão e refogue por mais 2-3 minutos para juntar os sabores. Muita gente coloca farinha, mas, apesar de baiana, não gosto de farinha não. Então, deixo pra você decidir. 

Depois, é só servir o quibebe, com o feijão de corda com carne do sol e o arroz. Neste caso com um suco de frutas mesmo. Tem cara de suco de maracujá, mas se quiser manter o pé no nordeste, que tal cajá, cajú, cacau, siriguela ou mesmo tamarindo... voto em cacau, sempre!!! Pena que é tão difícil de encontrar a polpa por aqui.

Comentários