Baião de Dois

A verdade é que não sei porque escolhi fazer Baião de Dois neste dia, mas foi sucesso absoluto com a Flavia. Agora é a comida preferida dela - ela até pediu no aniversário!!!


Tive a ideia, o Fabio com comprou a manteiga de garrafa (faz toda a diferença), e esta foi a 1a de mil vezes que já voltamos a fazer este prato. Como é um prato único (menos trabalho) e fica até mais gostoso no outro dia (sim, vai sobrar!!!), é uma sempre uma boa opção.

Outro dia comemos Baião de Dois no Centro de Tradições Nordestinas, mas tenho que falar a verdade: o "meu" ficou melhor que o deles ( 💋 no ombro).

E neste fim de semana vou fazê-lo com a Flavia para ela gravar o passo a passo em espanhol!!! A professora pediu a receita de uma comida importante para a família e aí vamos nós. Vai ser divertido. 

A "minha receita" é a do Panelinha - https://www.panelinha.com.br/receita/Baiao-de-dois - tá aí um lugar que não tem erro. Todas as receitas são boas e é só seguir o passo a passo. Eu sempre dou o meu toque, mas coloco em outra cor para você saber que se seguir meus conselhos, é por conta e risco seu :)

INGREDIENTES
  • 500 g de carne-seca
  • 1 xícara (chá) de feijão-fradinho
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 200 g de queijo de coalho em peça (aqui em São Paulo só acho em espetinho, na sessão de churrasco - paciência)
  • 70 g de bacon em cubos (eu uso calabresa porque gosto mais. afinal esta é a "minha" receita 😅)
  • 1 cebola-roxa
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa (ou a gordura que preferir, como manteiga, azeite ou óleo)
  • 3 talos de cebolinha fatiada
  • ½ cebola picada fino
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 folha de louro
  • folhas de coentro a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto



MODO DE PREPARO
  1. Corte a carne-seca em cubos grandes de cerca de 7 cm - este tamanho é ideal para dessalgar a carne sem tirar completamente o sal e também para desfiar de um tamanho uniforme. Coloque numa tigela e lave em água corrente. 
  2. Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria. Cubra a tigela com um prato (ou filme) e deixe na geladeira por 24 horas - troque a água pelo menos uma vez durante este período. 
  3. Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão. Complete com água até a metade da panela, tampe e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir (você pode colocar um garfo sob a válvula par acelerar o processo, mas isso encurta o tempo de vida da panela). 
  4. Despreze a água do cozimento, junte o feijão-fradinho e repita o passo anterior, mas dessa vez deixe cozinhar por apenas 10 minutos. Atenção: o feijão não pode cozinhar demais e desmanchar. Após os 10 minutos de cozimento, desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para tirar a pressão da panela. 
  5. Com uma pinça, transfira os cubos de carne para um prato e desfie com dois garfos - descarte os pedaços maiores de gordura. Sobre uma tigela, passe o feijão por uma peneira e reserve a água do cozimento. 
  6. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com o sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Acrescente o arroz e mexa bem por cerca de 1 minuto para envolver todos os grãos com o azeite. 
  7. Meça 2 xícaras (chá) da água do cozimento reservada e regue sobre o arroz. Junte a folha de louro, misture e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até o arroz absorver toda a água - para verificar, fure o arroz com um garfo e afaste alguns grãos do fundo da panela. 
  8. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, prepare o refogado.
  9. Para o refogado, descasque e pique fino a cebola e o alho. Corte o queijo de coalho em cubos de 1 cm. 
  10. Leve ao fogo médio uma frigideira grande, de preferência antiaderente. Quando aquecer, acrescente 1 colher (sopa) de manteiga de garrafa e junte os cubinhos de queijo. Deixe por cerca de 2 minutos, até descolar do fundo, e mexa com a espátula para dourar por igual. Transfira para uma tigela e reserve. 
  11. Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o restante da manteiga de garrafa. Acrescente a cebola e refogue até murchar. Junte os cubos de bacon (a calabresa) e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até começar a dourar. Adicione o alho e mexa por mais 1 minuto. 
  12. Adicione a carne-seca desfiada e mexa por cerca de 2 minutos para aquecer. Acrescente ½ xícara (chá) da água do cozimento reservada e misture bem - isso vai deixar o baião de dois mais molhadinho. Desligue o fogo, junte o feijão-fradinho e misture bem. 
  13. Abra a panela do arroz, solte os grãos com um garfo e transfira para a frigideira com o refogado. Misture bem, prove e acerte o sal e a pimenta. Junte os cubinhos de queijo dourados e a cebolinha. Misture e finalize com folhas de coentro. 

Ele vai super bem com um suco típico, como de cajá, ou uma Coca mesmo ;)

Comentários