Yakissoba

Yakissoba pra mim é confort food japonesa. Prato gostoso, "leve", rápido e fácil de fazer. Além de versátil! Você pode fazer vegetariano, com carne, frango ou um pouco de tudo, mas o importante é alinhar com a torcida.

Aí vai a história, de antes da pandemia, mas valendo, já que fiz yakissoba muitas vezes nestes 500 dia.

Um dia eu e o @danilopericolli combinamos de fotografar e depois fazer Yakissoba aqui em casa. Ele disse que traria shitake e shimeji. Então, na minha mente seria Yakissoba de shitake e shimeji e na dele seria Yakissoba de alguma coisa (tipo carne, frango ou camarão) + shitake e shimeji. Servi Yakissoba de nada e não fez muito sucesso com ele não 😂

Mas, usando suas palavras, deixou eu contar aqui porque... "como sou assíduo frequentador do seu bistrô e nunca fui parar no hospital... Então eu autorizo divulgar sim". Figura 😀

Por isso ressalto: a receita é legumes + macarrão (japones, próprio pra Yakissoba) + molho + proteína (mas combina com a torcida qual, pra evitar tomatada!!).

Meu consultor para assuntos japoneses fala que eu roubo porque uso molho pronto, mas se for fazer o molho daí vai deixar de ser rápida e prática. Fora isso, já comprei o macarrão certo, então pega leve. Mas se você tiver inspirado (e com tempo) faz o molho, que vai ficar mais original e provavelmente mais gostoso... mas que o da Sakura funciona super, isso eu posso atestar. 

Verdade seja dita que faço meio que no olho, mas vou tentar colocar as proporções aqui para 4 pessoas.

Coloque água pra ferver e faça 1/2 pacote de macarrão para yakissoba (nem inventa de usar espaguete porque não achou este, já que o da Nissin tem em qualquer supermercado! pode ser até miojo!) seguindo as instruções da embalagem menos 1 minuto, porque vai continuar cozinhando depois.

Enquanto isso, corte os vegetais. Normalmente uso brócolis (1/2 maço), couve flor (1/2 maço), 1 cenoura e broto de feijão (1/2 maço). Ou, dá pra comprar os legumes já cortados, num saquinho escrito Yakissoba se tiver um Pão de Açúcar por perto. Neste caso, 1 saquinho basta. Mudo entre uma opção e outra, dependendo se tenho ajuda pra cortar ou não. 

Daí eu pego minha panela wok (pra gastar as mil coisas de cozinha que compro, mas uma frigideira funda serve... sem charme, mas ok, deixo 😎... e como sou um amor, se precisar da minha panela fashion pra tirar a foto pro insta, me avisa que empresto, sem custo) pra refogar a proteína (aquela que você combinou com a torcida, lembra? 250gr dá), com azeite e uma pitada de sal, por 3-5 minutos. Junte os cogumelos (1 bandeja de shimeji ou shitake ou, como prefiro, 1/2 bandeja de cada) e deixe refogando por mais 2 minutinhos.

Junte então os legumes e 1/2 molho e tampe. Cozinhe por 5 minutos ou até que os legumes estejam al dente. Neste ponto, escorra o macarrão, junte na panela wok e cozinhe por mais 3 minutos.

Sirva na panela wok porque é linda demais!!!


Comentários